NOSSA HISTÓRIA

A Escola Pedro Veloso Gordilho foi criada para atender as necessidades da comunidade que não tinha condições de colocar seus filhos em Escolas no centro da cidade devido a insuficiência de transporte. No local havia um posto de saúde e uma lavanderia construída no governo de Antonio Balbino com o nome de Conjunto Assistencial Pedro Veloso Gordilho. Neste prédio funcionava uma sala de aula que comportava poucos alunos. Com o tempo, a lavanderia foi transformada também em sala de aula. Como eram salas grandes, foram dividas no meio com tábuas e ficaram quatro salas. A comunidade cresceu e a escola tornou-se pequena. Para amernizar a situação foram alugadas novas salas em outro espaço. A escola ficou dividida e as dificuldades se tornaram bem maiores. Muitas tentativas foram feitas para construir uma escola maior. A comunidade se organizou juntando-se a direção e iniciou a luta para conseguir o prédio do posto que já estava desativado e conseguiram. Com o prédio em péssimas condições, o governo resolveu construir um prédio novo para a escola que foi inaugurada em 1993. No ano de 2003, a escola foi municipalizada havendo grandes mudanças inclusive no corpo docente.

ENDEREÇO: Av. Aliomar Baleeiro s/n São Cristovão. Salvador- Ba
TELEFONE: ( 71 ) 3611-7222
E-MAIL: esc-pvelosogordilho@salvador.ba.gov.br

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Sarau Literário

No dia 26/05/10 nos apresentamos no Sarau Literário promovido pela Coordenadoria Regional de Itapuã onde cada escola homenageia um poeta brasileiro.
Escolhemos para homenagear um poeta do Bairro de São Cristovão o Sr. Marcindo, um repentista que utiliza sua criatividade e encanta a todos que passam na rua Aliomar Baleeiro  através de versos como “vim do sertão para vender pimenta e limão” .
Na apresentação além da homenagem a Sr. Marcindo expomos a violência do bairro, as ações da nossa escola na tentativa de diminuir essa situação, a história do nosso bairro, que está sendo trabalhada no Projeto Identidade e Cidadania e encerramos com a apresentação do Sr Fernando, coordenador o Projeto de Dança Fernando Sport Boy que ha 10 anos atua de forma voluntária no bairro objetivando diminuir a violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário