NOSSA HISTÓRIA

A Escola Pedro Veloso Gordilho foi criada para atender as necessidades da comunidade que não tinha condições de colocar seus filhos em Escolas no centro da cidade devido a insuficiência de transporte. No local havia um posto de saúde e uma lavanderia construída no governo de Antonio Balbino com o nome de Conjunto Assistencial Pedro Veloso Gordilho. Neste prédio funcionava uma sala de aula que comportava poucos alunos. Com o tempo, a lavanderia foi transformada também em sala de aula. Como eram salas grandes, foram dividas no meio com tábuas e ficaram quatro salas. A comunidade cresceu e a escola tornou-se pequena. Para amernizar a situação foram alugadas novas salas em outro espaço. A escola ficou dividida e as dificuldades se tornaram bem maiores. Muitas tentativas foram feitas para construir uma escola maior. A comunidade se organizou juntando-se a direção e iniciou a luta para conseguir o prédio do posto que já estava desativado e conseguiram. Com o prédio em péssimas condições, o governo resolveu construir um prédio novo para a escola que foi inaugurada em 1993. No ano de 2003, a escola foi municipalizada havendo grandes mudanças inclusive no corpo docente.

ENDEREÇO: Av. Aliomar Baleeiro s/n São Cristovão. Salvador- Ba
TELEFONE: ( 71 ) 3611-7222
E-MAIL: esc-pvelosogordilho@salvador.ba.gov.br

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Estudantes aprendem mais sobre o Legislativo

A convite do vereador Alan Sanches (PMDB), presidente da Câmara, os estudantes da Escola Municipal Pedro Gordilho, localizada no bairro de São Cristovão, visitaram os espaços da Casa legislativa, na tarde desta quarta-feira (07/04/10).
A diretora da escola, Zuleide Moreno Borges, explica que a visita faz parte do projeto “Identidade e Cidadania” que tem o objetivo de valorizar a história da cidade, do bairro e, principalmente, do cidadão. Ela ainda agradeceu e ressaltou a importância do trabalho que o presidente vem desenvolvendo em São Cristovão. “O bairro ainda sofre muito com a exclusão e a violência. Alan Sanches já desenvolve um trabalho de inclusão com essa população e a iniciativa de trazer os estudantes da região para a Câmara valoriza o indivíduo e mostra que São Cristovão também faz parte da cidade de Salvador”.
Os alunos visitaram o Centro de Cultura, o Plenário Cosme de Farias e o Memorial da Câmara onde conheceram um pouco mais da história da cidade. “É a primeira vez que venho aqui na Câmara. Gostei muito porque estou tendo a oportunidade de lembrar quem governou Salvador e as pessoas que viviam e trabalhavam aqui”, afirma o estudante da 4ª série, Cleisson Sena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário