NOSSA HISTÓRIA

A Escola Pedro Veloso Gordilho foi criada para atender as necessidades da comunidade que não tinha condições de colocar seus filhos em Escolas no centro da cidade devido a insuficiência de transporte. No local havia um posto de saúde e uma lavanderia construída no governo de Antonio Balbino com o nome de Conjunto Assistencial Pedro Veloso Gordilho. Neste prédio funcionava uma sala de aula que comportava poucos alunos. Com o tempo, a lavanderia foi transformada também em sala de aula. Como eram salas grandes, foram dividas no meio com tábuas e ficaram quatro salas. A comunidade cresceu e a escola tornou-se pequena. Para amernizar a situação foram alugadas novas salas em outro espaço. A escola ficou dividida e as dificuldades se tornaram bem maiores. Muitas tentativas foram feitas para construir uma escola maior. A comunidade se organizou juntando-se a direção e iniciou a luta para conseguir o prédio do posto que já estava desativado e conseguiram. Com o prédio em péssimas condições, o governo resolveu construir um prédio novo para a escola que foi inaugurada em 1993. No ano de 2003, a escola foi municipalizada havendo grandes mudanças inclusive no corpo docente.

ENDEREÇO: Av. Aliomar Baleeiro s/n São Cristovão. Salvador- Ba
TELEFONE: ( 71 ) 3611-7222
E-MAIL: esc-pvelosogordilho@salvador.ba.gov.br

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

PROJETO IDENTIDADE E CIDADANIA

Projeto Interdisciplinar Identidade e Cidadania

Duração- 1º Semestre – 2010
Público alvo: Educandos e Educadores / Pais e Comunidade
Apresentação
  • Este projeto é um instrumento de aprendizagem que tem como foco o educando e a sua realidade, favorecendo aqueles que por algum motivo não tiveram a oportunidade de estudar ou dar continuidade aos estudos em tempo próprio, a produção de novos conhecimentos por meio da valorização de suas a vivencias.  . Contempla todas as áreas do conhecimento, permitindo diferentes formas de aprendizagem, atendendo as necessidades do educando, no que diz respeito à construção do conhecimento, baseado em valores e princípios fundamentais a formação da identidade e cidadania conforme o tema: Valores, Conceito e Amor, proposto pela SECULT, para nortear a pratica pedagógica do ano letivo de 2010 da Rede Municipal.
Justificativa.
  • Tendo como foco de estudo o educando como sujeito da sua própria historia e suas múltiplas relações no contexto em que vive, este projeto é de grande relevância para o desenvolvimento de nossas práxis, porque visa o desenvolvimento integral do processo de ensino e aprendizagem dos nossos educandos do que diz respeito aos aspectos: cognitivos, motor, social cultural e afetivo por meio da valorização da historia de vida do aluno favorecendo a construção da sua autonomia, cidadania e identidade. Além do que se constitui um instrumento de intervenção pedagógica interativa que se alia as habilidades definidas no diário de classe fundamentado na Lei de Diretrizes e bases que respalda a prática pedagógica da Rede Municipal de Ensino.
Objetivo geral.
  • Promover a aprendizagem por meios de valorização da historia de cada criança respeitando as diferenças e as diversidades contribuindo para a construção da consciência sobre o mundo com criticidade compreendendo o sentido de “ser e estar no mundo”.

Objetivos específicos e habilidades propostas.
  • Utilizar a linguagem oral em situações comunicativas;
  • Ler textos dos gêneros diversos, reconhecendo a função social da leitura;
  • Compreender e dominar o princípio alfabético da escrita, escrevendo textos coesos e coerentes;
  • Resolver situações-problema, buscando reconhecer que uma mesma operação está relacionada a problemas diferentes e um mesmo problema pode ser resolvido pelo uso de diferentes operações;
  • Desenvolver procedimentos de cálculo mental e escrito;
  • Posicionar-se e deslocar-se no espaço para situar-se e identificar relações de posição
entre objetos;
  • Identificar diferenças culturais entre o modo de vida de sua localidade e outras;
  • Estabelecer relação entre o presente e o passado;
  • Reconhecer na paisagem local, as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de seu grupo social;
  • Reconhecer a presença da natureza expressa na paisagem local, percebendo os cuidados que se deve ter na preservação e na manutenção dela;
  • Identificar a presença comum de água, seres vivos, ar, luz, calor e características específicas dos ambientes diferentes;
  • Compreender causas e conseqüências da poluição ambiental.
  • Identificar as relações entre condições de alimentação, higiene pessoal e ambiental para a preservação da saúde humana
Relacionar as técnicas utilizadas para garantir as condições de saneamento básico com as condições de tratamento da água, do solo e do lixo em sua região.

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